domingo, 24 de maio de 2015

É Possível Alcançar Independência Financeira Aos 30 anos?


   Ola a todos, já imaginou aos 30 anos de idade estar "Aposentado" (Não necessariamente a pessoa pare de trabalhar ) em termos financeiros? Sim é possível (De acordo com os padrões de vida de cada um ), porém é necessário desde cedo o cidadão ter inteligência financeira e logicamente concentrar sua renda na aquisição de ativos de seu gosto, estes quais ele tenha prazer em administrar. O mais importante no começo nem é a quantia que se guarda mas sim com que mentalidade a pessoa guarda/investe.                                        

                                                  Tudo na ponta do lápis 

    Aqui uma das questões principais da independência financeira aos 30: Vou conseguir viver com a renda que os meus ativos irão gerar? Partindo desta pergunta, o investidor precisará ter em mente que caso ele queira mesmo parar de trabalhar, vai precisar se adequar aquele padrão estabelecido mensalmente. 
    Vamos há um exemplo: Fulano que tenha seus 30 anos e que planejou anos atrás viver hoje com uma renda mensal de mil reais, consegue viver com isso hoje, diante de toda mudança no cenário econômico? esta ai outra pergunta muito importante, não podemos prever certas coisas, como posso saber que vou viver bem daqui 10 anos com mil reais? ( Provavelmente não ). Hoje com mil reais, uma pessoa que more com os pais e não tenha grandes passivos, possa até viver com a quantia. Mas se quiser ter um carro por exemplo, logo poderá consumir seus ativos principais ( Mesmo se comprado a vista, pois diminuirá o montante do capital, diminuindo assim os juros recebidos, aumentando as despesas mensais ). Abaixo um exemplo real de um jovem de 30 anos no caso dele empreendeu e alcançou a liberdade financeira. Hoje ele possui um imóvel quitado, não tem dividas, diversificou seu capital em fundos imobiliários e em uma carteira de ações estas divididas entre 20 companhias.

                            Kaue Linden, empresário do ramo de publicidade.         
                           Para ele: "Carteira de trabalho é sinônimo de escravidão".

   Nesse caso, ele visualizou uma oportunidade e viu que poderia aumentar os ganhos, nem todos tem dom para empreender, mas todos podem se esforçar para se tornarem grandes compradores de ativos. Diante destes exemplos, o que poderíamos fazer para alcançar essa independência financeira? Aumentar a renda para aumentar os aportes, Buscar conhecimento que aumente esta renda,  tentar se proteger a todos os cenários econômicos possíveis, com a diversificação, não entrar na corrida dos ratos de maneira alguma.  É difícil saber quanto vamos aportar daqui um tempo, para os mais jovens que ainda não chegaram aos 30, a tendência é que os ganhos aumentem também, um investidor sempre vai procurar isso, mais renda, mais poder de fogo. Outra coisa que podemos observar é que há pessoas que não iriam parar de trabalhar aos 30 caso já estivessem aposentadas financeiramente, mas trabalhariam sem aquela obrigação de ficarem dependentes de salário ou de alguma empresa.  

9 comentários:

  1. Claro que cada caso é mais ou menos específico, mas se é possível? Claro que é. Pra maioria, você citou o que fazer na parte em negrito. Chegando aos 30 com uma semi IF já é algo a se comemorar.

    ResponderExcluir
  2. Da sim comecei com 26 anos... meio tarde, pelas minhas contas conquistar uma semi IF dentro de meus padrões atuais falta 2 anos.
    Agora para viver bem vai precisar de muito poder de fogo nos aportes e frugalidade extrema , começar aos 18 aumenta em muito sua chance... Mas é aquele velho ditado qual é o indivíduo que com 18 anos conhece alguma coisa de macro economia e de mercado financeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste constatação. Por isso é evidente que famílias que tratam do assunto se saem melhor.

      Excluir
  3. Também acho que é possível. Não para mim, pois acho que comecei meio tarde. IF aos 35 talvez seja uma meta mais realista pra mim.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Eu comecei agora, aos 31. O que me ajudou é que sempre tive um estilo de vida tranquilo, nunca fui de sair muito ou viajar, deu pra fazer algum patrimônio.
    Planejo atingir a IF aos 40... poderia ter tido planejamento aos 21, e hoje estaria quase atingindo a IF. Mas acho que o mais importante foi ter adquirido consciência enquanto ainda havia tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Planejei aos 16. Na verdade comecei poupar aos 16, só poupava mesmo.

      Excluir