domingo, 17 de maio de 2015

Vale a Pena Diversificar Pouco Na Renda Fixa?

 Salve salve a todos os leitores do blog, gostaria de levantar esta questão pois muitos iniciam no mundo dos investimentos apenas com poupança, o primeiro passo sem dúvidas é fazer sobrar algo e acumular, mas quando a poupança já não corresponde as expectativas, como poderíamos diversificar valores pequenos? Não sei se estão acompanhando, apenas uma curiosidade, mas a poupança teve esse ano à maior retirada mensal desde 1995! O povo aprendeu a investir ou foi o medo do boato do confisco? Bem, mas voltando a pergunta inicial, se os valores pequenos não forem a chamada reserva de emergência ou dinheiro destinado para um objetivo de curto prazo, é um boa estratégia diversificar entre mais investimentos de renda fixa.

              Em busca de novos horizontes 

 Ouvi repúdios de alguns profissionais atuantes em cooperativas de crédito quando comentei sobre aplicações como LCI e Tesouro direto, em relação a LCI falaram que a inadimplência no setor imobiliário está aumentando, o que poderia prejudicar a investimento de alguma forma, ( Não foi falado a forma ) quanto ao tesouro, bateram na tecla em relação a cobrança do imposto de renda. Porém, LCI e Titulos públicos são ótimas alternativas para diversificar quantias menores, além da poupança, como falamos de valores pequenos, não haveria problemas em o fundo garantidor de crédito cobrir um investimento em LCI, (Caso o lugar da aplicação quebre ) pois ele cobre 250 mil, no nosso texto, falamos de valores como por exemplo 10 mil. Quanto a LCA também seria uma boa alternativa, mas até hoje não encontrei valores de aplicação que fossem baixos. Um CDB poderia render mais que a poupança, mas quem sabe pelo IR perderia para a LCI.
                              
                                   Expectativa com a renda fixa

  Eu mesmo estou procurando uma diversificação entre LCI e Titulos públicos, enquanto não cobrarem IR sobre LCI vale muito a pena, depois se resolverem meterem a mão no nosso dinheiro, já deveria analisar melhor o prazo da aplicação principalmente. Encontrei LCI que paga 80 % do CDI aplicação miníma de 1 mil com carência de 60 dias. Quanto aos títulos, estava pensando em alocar recursos da seguinte maneira: 50% em LFT, 25% em NTNB, 25% em LTN, tentando me proteger de todos os cenários econômicos possíveis. Em relação a LTN aguardo que volte a casa dos 13% a.a. Ficariam 5 mil para LCI e o restante entre os títulos, com uma reserva na poupança. Os aportes mensais ficariam quase todos concentrados entre LCI e Títulos. Uma carteira conservadora e mais rentável que a poupança ao mesmo tempo. O que você acha desta estratégia? Abraços!

5 comentários:

  1. Olá LY
    Sugiro pesquisares um pouco mais sobre as opções de investimento.
    1) existem taxas no mercado bem melhores.
    2) nem sempre um investimento livre de IR eh melhor que outro com IR.
    3) se quiser uma ajuda me avisa.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Vale a pena diversificar sim, não só visando maiores ganhos, mas pra se proteger. Se alguém para de te pagar e você tem toda a grana lá, vai ter dor de cabeça.
    Eu tenho aplicações em um banco pequeno que paga bem mais na LCI, dá uma pesquisada.
    Sua estratégia é legal e ideal pra quem não tem muita grana ainda.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Estude sobre alocação de Ativos de diversificação de risco renda fixa é ideal para quem tem pouco dinheiro não há muito do que escapar nesse foco "TD" inicialmente , LCI e LCA para conseguir boas taxas é necessário tem um capital elevado quem esta iniciando não o possui. Só existem 2 cenários Alta de juros LFT, Queda de juro NTBS e LTN aqui fica seu critério. LTN não é indexada pela inflação se o cenário for de inflação o rendimento real será sacrificado, pondere sempre que uma taxa real acima de 6% é uma taxa muito atraente para NTNB.
    Outra estratégia muito comuns é especular na curva de juros futuros em pré fixados, mas este quesito foge do escopo do pequeno investidor que busca segurança e não trades.

    ResponderExcluir