sexta-feira, 11 de março de 2016

IF aos 40 com 1 milhão ou aos 50 com 3 milhões?

  Gostaria de fazer um comparativo entre tempo x valores, algo muito importante pois é bom cada um ter uma noção de quanto precisa para uma if. Há quem vá parar automaticamente de trabalhar quando atingir a if, outros continuarão com seus negócios próprios, inventando dinheiro, etc...


   
   Vamos partir do ponto em que uma pessoa de 30 anos possua 200k. Se formos considerar a inflação, o aporte deveria ser maior, mas vamos colocar um valor minimo do aporte para esta pessoa de 30 anos de 2500 mensais por + 10 anos , num ganho anual de 10%, representando 0,83% ao mês. Aos 40 anos essa pessoa vai atingir R$ 1,018,408.13.

   Agora se aos 40 anos, essa pessoa continuar aportando 2500 mensais, por + 10 anos a 10% ao ano, 0,83% ao mês, vai chegar aos 50 com R$3,141,148.05. 

    Dinheiro faz dinheiro, há outras possibilidades de aumentar o capital, mas foi só um exemplo com valores e taxas. O poder de compra pode não ser igual, mas simbolicamente os números são os mesmos. Agora a diferença aqui é o tempo que o poupador tem, uma década separa 2 milhões de reais e 10 anos para serem aproveitados da melhor maneira.
    
      É importante lembrar que a tendência ao passar dos anos é que os aportes aumentem, então 2500 aos 30, não significa 2500 pelos próximos 10 anos. O que poderia retardar um pouco esses tempos seria a compra de um carro no meio do caminho. 

O que você tem a dizer a respeito?

Abraço.

13 comentários:

  1. Quando bater um milhão, só sendo burro pra não ficar rico. Com um milhão no bolso te surgem oportunidades de investimento incríveis, como loteamentos.

    ResponderExcluir
  2. O C.F. já resumiu o meu pensamento.
    Com 500 já dá para conquistar uma semi-iF. O difícil é chegar lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim 500 k já dá, chegar nisso na casa dos 30 não seria tão ruim, mas eu tenho tempo pra tentar buscar antes.

      Excluir
  3. Quanto antes aportar maior será curva exponencial no tempo.
    Tenha no mínimo 30% ou 50% da carteira em renda fixa ficar all in renda variável é suicídio,aporte violentamente principalmente nos primeiros anos, quanto maior for seu aporte inicialmente maior será incidência de juros sobre capital, quanto maior tempo maior curva exponencial.
    Lembre-se de investir em ativo corrigidos pela inflação como NTN-Bs, alugueis e ações de boas empresas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus empréstimos ajudam muito.
      Só preciso receber eles mais vezes.

      Excluir
  4. belo texto, eu sou a favor de aportes fortes, os maiores que puder, no inicio. depois deixe que os juros cuidem de seu patrimonio. Acho que prefiro me aposentar aos 35-40 do que aos 50, independente da quantidade de dinheiro.

    Luxo é ter tudo o que precisa e fazer tudo o que quiser.
    Não fazer tudo o que precisa, e ter tudo o que quiser.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo que uma pessoa de 40 tem é realmente grande, se quiser se aposentar com 1 milhão, mude sua profissão para investidor.

      Excluir
  5. Eu penso em iF de duas maneiras diferentes uma ,a mais usada aqui na blogosfera ,a que um valor investido gere uma renda passiva X (numero magico da maioria parece ser 10K).
    outra forma é que a renda passiva cubra todos os custos do dia dia , assim não dependendo mais de emprego fixo para sobreviver , tenho a primeiro como objetivo mais a segunda já me deixaria bem confortável, podendo tirar um sabático ou fazer minha tao sonhada road trip, não sei se fugi ao tema mais fica aqui meu pitaco … abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu custo seria baixo depois que eu terminar a faculdade.
      Daria pra viver com os pais até juntar o milhão.

      Excluir
  6. Vou resumir; patrimônio de 600k em imóveis, renda de 6k totalmente sendo aportada e vivendo só com o salário proporcionando este uma vida confortável.


    É possível viver muito bem com 500k ainda mais sendo solteiro, se eu casado com 2 filhos pequenos e sendo o arrimo da casa, só o cara sendo um ogro para não conseguir.

    ResponderExcluir
  7. Atingindo o número mágico de 1 milhão, eu buscaria um equilíbrio. Talvez aportasse um pouco menos e tivesse melhores experiências. Sou Novo Aqui na Blogosfera, e espero contribuir para o crescimento ou aprimoramento de idéias de pelo menos os membros mais novos.

    ResponderExcluir