quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Aluguel ou compra de imóvel é caro em qualquer país minimamente decente pra viver

Aluguel ou compra de imóvel talvez sejam poucas coisas que podem ser consideradas "caras" em qualquer lugar do mundo que seja minimamente decente pra viver. Você vê aluguel de apartamento com 1 quarto custando 800 euros em Portugal, 1200 dólares nos EUA e 700 reais no Brasil. Considerando o salário mínimo nos 3 países, é muito caro. 

Se considerar o tanto que dá pra comprar de comida, roupa e eletrônicos com 1200 dólares nos Estados Unidos, é um aluguel absurdamente caro, tão caro de chegar ao ponto de que simplesmente um cidadão ganhar 2 mil dólares por mês não compensaria, porque ainda pagaria pelo menos + 300 dólares por mês num seguro saúde básico do básico, que iria cobrir apenas percentual de gastos. Comprou comida, pagou combustível do mês, manutenção do carro, seguros, luz, água, internet, não sobra dinheiro.



No Brasil quem ganha salário mínimo e paga 700 de aluguel tá perdido, como vai manter carro, pagar seguros, vai poupar dinheiro como pra comprar imóvel à vista? Nem tudo é continha certa, quem paga mil de aluguel e sobra 800 tá melhor que muitos ainda. Tem que entender o conceito.

Por isso que custo de moradia é algo que não tem como discutir ou reclamar. É aquilo e pronto ou vamos morar na rua. Não tem como uma pessoa ganhar 2, 3 mil e pagar mil de aluguel, 300 de condomínio. Dá pra pagar ganhando 4, 5 mil. 

Ou aumenta a renda ou aumenta a renda, não tem outra escolha. Isso considerando que a pessoa não tem filhos.

Abraço. 

2 comentários:

  1. Você foi no ponto.

    Infelizmente a relação "aluguel vs. salário" é complicadíssima, ainda mais no Brasil.

    O pior é que comprar uma moradia também é caríssimo.

    O interessante é que demograficamente estamos crescendo menos, mas o setor imobiliário parece sempre demandando mais moradias.
    Quem vai morar em tudo isso?

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
  2. Pago 600 de aliguel e ganho 92k bruto U.S.A Newark

    ResponderExcluir