quinta-feira, 2 de abril de 2015

Imóvel Financiado Apenas Um Patrimonio Futuro?

  Estive pensando sobre isso juntamente com alguns colegas e chegamos a conclusão de é uma verdade pura. Geralmente o financiamento do imóvel seja ele um terreno casa ou apartamento, por exemplo, só é feito quando o comprador não tem nenhuma possibilidade de fazer o pagamento dos mesmos a vista. E acaba por se obrigar a pagar os juros que não são baixos, inclusive do programa que facilitaria mais o financiamento como minha casa minha divida. Enquanto nos últimos anos o mercado imobiliário deu uma alavancada incrível, devido a esta facilidade na compra da casa própria, as instituições financeiras também alavancaram e felizes ficaram.
  Como nem tudo são flores não é tão fácil assim financiar um imóvel, as pessoas sonham em ter a casa própria e não veem a hora de ter um aumento na renda para derem um entradinha e financiarem todo o resto ou até mesmo financiar o imóvel 100% e definitivamente serem engolidas pelos juros. Isso não contando as despesas com escrituras e impostos e futuramente a necessidade de quem sabe manutenções que poderão ocorrer afinal mesmo um apartamento sendo novo, não escapa deste risco. Como já disseram e ocorrido por ai, existem os calotes dados por muitos, pelo governo não se importar em saber se o comprador iria conseguir pagar. O programa é chamado como o bolsa família da área urbana por alguns. Um apartamento vai valorizar conforme o local, mas o juros também estão ali dando as caras, dado isso, não é uma relação tão vantajosa para quem usa a desculpa de financiar porque vai valorizar.
   Infelizmente quem financia é porque não pode ou não se programou para poupar e investir para comprar o devido imóvel a vista. A vista tudo é mais tranquilo, você sabe que é algo seu ( Não é seu enquanto estiver pagando o financiamento é uma ilusão fazer uma colocação de que é o imóvel seu ) Isso me lembra dos adesivos que algumas pessoas colocam em carros: " É velho mais tá pago ", Dado isso, precisamos rever se os benefícios oferecidos do financiamento como rapidez para adquirir o imóvel e o poder de usufruir dele, compensam ( Financiar nunca vai compensar ) como também rever a facilidade e rapidez de o contratante do financiamento estar assumindo uma divida. É muito fácil se endividar. Como eu disse, infelizmente nem todos podem pagar a vista, ou terem a vontade de poupar para conseguir algo futuramente, um financiamento de imóvel dura 20 anos, quem sabe com disciplina e paciência, poupando e investindo parte do que ganha, no mais tardar em 5,6 anos se compra, claro, dependendo da renda. É fundamental desde cedo se programar para estas possíveis compras maiores. Não adianta reclamar que está ganhando pouco, com seus 30 e poucos anos, se quando começou a trabalhar com 16, 17 por exemplo, nunca poupou nada e nem ao menos se preocupou em ir a procura de oportunidades melhores. É isso, obrigado pela leitura e até a próxima!

Um comentário:

  1. Pois é Ly
    Tudo isso é verdade, eu mesmo não me preocupei com isso e agora já na casa dos 30 estou pensando a respeito. Mas financiar jamais! O negócio é se programar e aportar e comprar a vista, leve o tempo que for! Imobilizar parte do patrimônio durante décadas de anos não é nada inteligente.
    Parabéns pelas observações
    Abraço

    ResponderExcluir