quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

A renda que um passivo compromete

 Para uma pessoa que está no mundo do trabalho e tem o costume de investir o que ganha, acaba tendo duas rendas diferentes, uma com seu trabalho e a outra com o fluxo de caixa gerado pela naipe de suas aplicações, sejam em aluguéis, renda fixa ou variável. Grande parte das pessoas tem passivos, mas a maioria também não possui folga no orçamento para manter os mesmos.

  Quem pretende parar de trabalhar com 4 k de renda passiva, e possui vontade de adquirir algum passivo, terá mais dificuldade do que uma pessoa que ainda trabalha/empreende e possui esses 4 k de renda passiva + os ganhos com o trabalho ou empreendimento, que teoricamente nesse caso terá mais folga para manter. A comodidade que um bem de consumo vem a trazer é também levada em conta na hora da aquisição, por isso alguns desembolsam uma alta quantia por determinada casa, apartamento ou carro, sem temerem o fato de ficarem sem renda passiva.

    Quando não há planejamento o dinheiro simplesmente vai embora.


    Há quem estabelece metas para depois adquirir um bem de consumo, como por exemplo atingir 400, 500 k para ter um passivo de até 40 k, 50 k, ou então alguns quando passam a ganhar mais dinheiro, sendo assim não seguem uma regra de percentual de patrimônio. Manter passivos seja com o salário, seja com os juros de bancos, com alugueis, dividendos, requer uma análise de perspectiva patrimonial. Até que ponto posso usar minha renda passiva ou diminuir meus aportes para manter algo que me traz conforto porém não riqueza.
     
       Abraço.

6 comentários:

  1. O método que utilizo, pelo menos atualmente que tenho pouco patrimônio só é gastar no máximo os juros e retornos financeiros que meus ativos daquele mês.

    Assim não comprometo o patrimônio e mantenho os aportes constantes.

    Sucesso financeiro!

    ResponderExcluir
  2. O meu metodo e tentar ter renda passiva que supere meus gastos mensais (fixos), assim sobra o salario para aporte, pois gasto pouco por ser uma pessoa simples e so comprar o que e realmente necessario.

    Abraco

    ResponderExcluir
  3. Estou entrando na Blogsfera de uma olhadinha:
    http://semlimitesinvest.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir