quinta-feira, 11 de maio de 2023

A falência de livrarias e de encadernadoras

Onde eu moro já existem casos de livraria que vai fechar as portas e de encadernadora que só sobrevive porque é empresa familiar e não precisa pagar funcionário. 

Hoje com a digitalização das coisas uma encadernadora praticamente só encaderna trabalhos de faculdade. Perdeu toda clientela de escritórios de contabilidade que mandavam encadernar balanços, etc, pois agora é tudo online e assinado com certificado digital. 

As livrarias estão apanhando pras vendas online de livros. As que sobrevivem é puramente pela venda de material escolar e de escritório. Só que são coisas que exigem muita clientela, pois as vezes alguém compra um caderno que vai durar o ano inteiro e só vai voltar a comprar no outro ano. Não dá pra viver só de volta as aulas.



Um cara aqui que vai fechar a livraria que ele comprou em 2010 diz que após a pandemia as vendas caíram 60%. Tá apanhando pro comércio online. 2 anos trabalhando no prejuízo, com 500 mil parados somando estoque e mobília e não sabe se vai achar comprador pra livraria. 

Diz que até o carro talvez venda porque a família precisa comer. Falou que poderia ter passado sem essa, mas vai ficar como aprendizado, mas que poderia ter inventado qualquer outra coisa.

Fica a reflexão sobre a importância de comprar um negócio que seja de um setor perene, ou seja, praticamente imune a crises e inovações tecnológicas. Não é barato comprar um negócio e muitas vezes um negócio está à venda porque só da prejuízo.  

4 comentários:

  1. Amazon br e outras sao imbativeis

    abs

    ResponderExcluir
  2. Lyrical,

    Conheci o seu blog agora há pouco. Parabéns pelo conteúdo.

    Adicionei o seu site a minha lista de blogs e, caso deseje, apreciaria que colocasse o link de meu site em sua página: www.historiasempreendedoras.com

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. A tecnologia está mudando o mundo, da mesma forma em que empregos são destruídos vários outros são criados.

    O que precisamos é entender para onde está indo o mercado de onde sai nossa principal fonte de renda e se adaptar as mudanças.

    O que eu vejo muitas vezes em comércios antigos e tradicionais é um apego sentimental do dono, onde ele acha que simplesmente ignorar às mudanças vai manter seu negócio de pé.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir