segunda-feira, 13 de abril de 2015

Vale a pena poupar anos para comprar apenas um carro a vista?

  É uma pergunta que muitos fazem e eu também já fiz, uma questão que causa uma certa discussão entre os amantes de finanças, pois de um lado está um sonho a ser realizado, do outro o peso da aquisição de um bem de consumo. Existem aqueles que optam por financiar dando as desculpas de que juntar todo o montante é muito demorado e dizem que todos tem necessidade de ter um carro, diante disso, dizem ficar sem opção, lógico que financiar não vale a pena, mas nesse post comentaremos se poupar por anos para a compra de um carro a vista somente, vale mesmo a pena.
  Os anos de poupança seriam recompensados na compra de um carro? Por exemplo, uma pessoa que leve 5 anos poupando para comprar um carro de 35 mil reais, no caso em questão um carro mais completo e usado, como por exemplo Honda Civic. Sempre nos falam que o correto é o pagamento a vista das coisas eu concordo, mas no caso de um bem de consumo, não seria melhor o comprador juntar um patrimônio maior e já com algum imóvel em nome? Levo em consideração quem mora com os pais, e poupa para comprar um carro, pois usa o argumento de que já tem lugar pra morar e que o carro é o sonho de todo mundo e ainda dizem que todos tem a necessidade de ter um carro. E ainda ousam em falar: Se eu não tiver carro como vou ter um namoro com mais conforto ou até mesmo um namoro? E começam todos aqueles jogos emocionais, Ah porque meu amigo já tem carro, na faculdade chegam de carro, é mais confortável, até garotas tem pelo menos um celta e eu não tenho nenhum carro, estou deixando de aproveitar a vida, etc etc... Sentimentos assim destroem qualquer animo para aportar para ter definitivamente um patrimônio sólido e grande.

                                          Muitos ficam frustrados com essa foto
                                        E decidem se tornarem escravos do sistema.

  Carro pra muitos é a demonstração de poder financeiro pro outro, é mais visível que a própria moradia, muitos não ligam pra marca de carro, preço, procuram um custo beneficio, outros começam comprando um celta, gol, mas logo querem um Fusion, pois viram que conhecidos possuem " E se eles tem eu também devo ter ". Isso que estou falando da parte emocional, que muitos não controlam, se isso não conseguem controlar, quem dirá as contas do carro, IPVA, seguro, combustível, manutenção etc...
    A questão é a seguinte, se fulano juntou 30, 40 mil, não é financeiramente inteligente usar todo o valor na compra de um carro. Ou seja, é todo seu patrimônio que esta em jogo. Eu gostaria de deixar uma pergunta no ar, que quem sabe seja difícil de responder ou não, quanto em proporções um passivo no exemplo daqui um carro deveria representar no todo patrimonial? Abraços!!!!

3 comentários:

  1. Acho que o carro deve representar no máximo uns 20% de seu patrimônio.

    ResponderExcluir
  2. Acho que o carro deve representar no máximo uns 20% de seu patrimônio.

    ResponderExcluir
  3. Alguns estudos dizem que os veículos (carro, Moto) não devem representar mais de 10% do patrimônio do Cidadão/Família.
    Mas conheço gente que o Carro é TODO O PATRIMÔNIO que elas tem. Triste realidade.

    ResponderExcluir