quarta-feira, 15 de julho de 2015

O que vai fazer após alcançar a IF?

  Essa pergunta é muito importante, tão importante quanto o que estamos fazendo para alcançar a IF. Viver em um lugar onde o custo de vida é mais baixo do que nas grandes capitais é uma alternativa interessante para a IF, mas desde que o lugar ofereça suas condições de lazer, oportunidades, etc. Alcançar a IF para alguns não significa parar de trabalhar, mas trabalhar onde quiser ou reduzir a carga horária. Já para outros é a saída definitiva do mundo corporativo, para dedicarem mais tempo para cuidarem dos próprios ativos, negócios e deles mesmos. Deve ser uma sensação muito boa ser um empresário que coloca outras pessoas de confiança para tomarem conta da parte operacional enquanto ele cuida do seu outro negócio, como por exemplo imóveis. Constrói casas, vende, compra apartamentos, aluga, compra uma garagem de carros, revende, etc. Fazer isso é mais difícil quando não se tem herança por parte da família, mas não é impossível.  

                       Ativos dos meus sonhos: Olhem lá na janela meus futuros inquilinos.



  Assim como cada um sabe ou deveria saber de quanto precisa para viver uma IF, devemos saber o que iremos fazer após alcançar a mesma. 1kk é um valor simbólico, dizem que um milhão sempre será 1 milhão, talvez você precisa de mais, ou de menos, mas 1kk é como se fosse um parâmetro. 

                              Seu patrimônio está em suas mãos, abrace as oportunidades.




  Alcançar a IF com uma casa própria e um carro ambos quitados, é algo incrível, porém mais difícil, pois comprá los a vista pode abalar os ativos e comprar estes passivos com rendimentos dos ativos é algo mais difícil ainda. Nós aportamos, buscamos a sonhada renda passiva ideal, a real liberdade financeira, mas não podemos esquecer de nos perguntarmos: O que vamos fazer depois disso?   

 Forte abraço!

4 comentários:

  1. Boa pergunta. Por enquanto, só penso em deixar de ser escravo mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Também não tenho uma resposta. O que ocorre é que eu odeio trabalhar, e um dia parar de trabalhar será inevitável, portanto quando este dia chegar quero ter um fluxo positivo de grana que pague minhas contas e necessidades.

    ResponderExcluir