domingo, 31 de maio de 2015

Quando é hora de adquirir um passivo por gosto e não apenas por necessidade?‏

  Todos os exemplos aqui dados serão baseados no cidadão que poupou/aportou para ter condições de comprar passivos a vista. Você já ouviu aquele ditado: " Quem tem 50 mil nunca vai comprar um carro de 15 " mesmos ditados por vezes valem para casa própria, afinal dois dos bens mais almejados pela grande maioria.

                                     O que posso comprar a mais com o que acumulei?

  É tolamente irracional adquirir um passivo que é maior do que todos os seus ativos (Se estes existirem ), por vezes o único ativo de uma pessoa é seu próprio salário, isso mesmo, a pessoa tem carro, casa, ambos de qualidades excelentes, mas precisam comprometer todo o ativo, no caso salário, com eles. Alguns dos grandes motivos para isso, são obtenção de um maior conforto num curto período de tempo de aportes/economias, status ou simbolização de sucesso financeiro e profissional perante a sociedade. Uma casa própria não é um passivo tão ruim comparado a um carro, isso é um fato. O imóvel de próprio uso tende a valorizar, sim é verdade, mas além de retirar dinheiro do seu bolso, tem a questão da liquidez se o proprietário quiser vender.  
   Alguns compram um passivo por apenas necessidade, não visando um maior conforto, "visibilidade", mas outros, querem recompensar digamos assim os anos de aporte, com um passivo que retire um pouco mais de dinheiro dos mesmos. Por exemplo, quero construir uma casa ou comprar um apartamento, tenho necessidade de uma casa de 100m2, mas quero ter uma com 200 m2 e piscina. Moro sozinho e preciso de um ap de uns 55, 60 m2, mas quero 3 quartos, churrasqueira na sacada e um acabamento interno superior. Dado as exigências, a questão éMeus ativos são capazes de gerar fluxo de caixa para arcar com as despesas do meu passivo e estas despesas com o mesmo irão comprometer outras como gastos com lazer e os contínuos aportes/reservas mensais? (Se houverem) partindo desta questão, a viabilidade da aquisição é colocada em jogo. Não depender mais de trabalho para gerar renda para pagar passivos, ok, muito bom, mas a renda obtida pelo fluxo de caixa dos ativos ser totalmente destinada para as despesas dos passivos, não é o ideal. O que adianta ficar trancafiado em casa, vivendo no limite da corrosão do capital principal, sem poder fazer uma viagem, conhecer pessoas e lugares, experimentar novas sensações, ir a um restaurante, festa, etc? 
                                                    Algum jantar em lugares diferentes 

  Tem pessoas que não ligam para bens materiais muito caros, mas outras tem aquele sonho de infância, por incrível que pareça, algumas não querem mostrar poder, status, mas somente a realização de um sonho. Se fulano sempre sonhou em ter um Camaro, dificilmente alguém vai convencer ele de que é um carro muito caro no Brasil, de que podem existir carros com custo beneficio melhor, etc...Por mais que pra você não seja uma aquisição racional, pra pessoa que sonha traz uma satisfação de missão cumprida. Cabe a cada um saber quando é hora adquirir um passivo por gosto e não apenas por necessidade. 
Forte abraço!



4 comentários:

  1. Não compre passivos... Invista em você. Faça passeios, conheça lugares, faça algum curso tipo "culinária" ou de como trocar uma tomada. Veja estas coisas como diversão!

    ResponderExcluir
  2. O passivo nunca deve comprometer mais que 50% de sua renda, caso contrario você vai estar em constante exposição para inflação que vai diminuir o poder do dinheiro ao passar dos anos.

    ResponderExcluir