quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Reserva de alta liquidez é importante?

  É muito provável que todos nós já tivemos ou temos um lugar onde constantemente colocamos moedas ou até notas de papel de baixo valor. O dinheiro fascina as pessoas, principalmente quando ele pode ser palpável, já que teoricamente o dinheiro que está no banco não existe e fica misturado com o dinheiro de todos.
  A questão é saber até onde podemos ir com nossa reserva de alta liquidez, o que faríamos com aquele dinheiro caso precisássemos, qual o custo das prioridades que daríamos para aquele dinheiro. Há quem goste de acumular bolos de notas, ou quilos de moedas pelo simples fato de ver o dinheiro ali, vivo. Países como Argentina, os cidadãos não confiam no governo, eles preferem comprar dólar, não possuem o costume de levarem dinheiro ao banco. Lá sim eles tem colchão de segurança bem reforçado.

                                             Olha bem minha artilharia soldado
  


  Não sei a quantia que você guarda como colchão de segurança, mas certamente o valor deve estar relacionado com seu padrão de vida. Guardar as moedas do dia a dia pode ser gratificante após um tempo, alguns preferem se presentear com algo ao invés de aportarem, ou simplesmente usam para gastos com lazer. Alguns ainda mantém uma reserva em dólar aqui no Pais mesmo. Em todo caso, é válido ter algo com uma liquidez maior. Dependendo do valor, fica arriscado manter o dinheiro em casa, pela questão de segurança e perca de valor, mas algum valor é sempre bom possuir. Pelo menos alguns trocados.

Forte abraço!

               

10 comentários:

  1. Eu continuo com minha estratégia de comprar de 10 a 100 dólares por mês. Este é o dinheiro que mantenho líquido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e dolar fisico?como vc compra esses dolares? nao exite um taxa fixa ou so porcentagem em cima do valor comprado? pretendo compra um pouco a cada mes tbm ?

      Excluir
    2. Sim, dolar em espécie. Compro na casa de câmbio. Pesquiso qual oferece a melhor cotação no dia e compro todo mês alguns trocados. Existe o IOF absurdo que o PT aumentou só.
      Na verdade se eu precisar de reais, vou tirar de algum investimento, mas nunca precisei. Tenho plano de saúde, pago as contas em dia e deixo um pouco na conta corrente até o fim do mês, então fico pouco exposto. A reserva em dolar é aquela recomendável a todos formarem, pro caso de dar merda na moeda do país. Algo que não é raro no Brasil.

      Excluir
  2. Não costumo guardar valores expressivos em casa. Apenas moedinhas. Nem na conta corrente gosto de deixar, acaba me dando a falsa sensação de que posso gastar.

    ResponderExcluir
  3. Nesses tempos de inflação alta deixar Reais não investidos é furada (seja em casa, no colchão ou na conta corrente).

    Reserva de alta liquidez para mim é Tesouro Direto. Ainda não diversifico em moeda estrangeira. E não gosto de guardar dinheiro em casa por motivos de segurança mesmo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Colchão de segurança em casa é muito perigoso, principalmente se tratando de Brasil, um lugar em que até familiares se matam por causa de uns trocados.

    Deixo uma parte na poupança caso necessite em uma emergência ou utilizado o cartão de crédito.

    ResponderExcluir