terça-feira, 15 de dezembro de 2015

O que é aproveitar a vida?

  Algumas pessoas falam que a vida humana é muito frágil para tanta preocupação com o futuro, outras conseguem equilibrar o presente e futuro, outras ainda amarguram o passado num presente sem perspectivas de futuro. Uma das coisas mais  temidas pela maioria é envelhecer sem ter vivido a vida como gostariam, como dizem: "Terá visto sua vida passar diante de seus olhos para terminar angustiado (a) por não a ter vivido" 

  Mas nesse conceito de viver a vida entram muitas variáveis, como valores, meio de convívio, euforia, pressa, frustrações, etc...Existem listas desnecessárias por exemplo de coisas a se fazer até os 30 anos de idade, como se todos estariam com vontade de realiza lás. Para alguns ter um carro, sair cedo da casa dos pais ( mesmo sem condições de se manter decentemente ) é um avanço na vida, é estar desfrutando da "independência financeira". Salvo raras exceções como em atividades artísticas, empresarias, é difícil alcançar a verdadeira independência financeira com 20 anos por exemplo. Ai as pessoas desistem de poupar porque acham que vão estar velhas para aproveitar o que teria sido poupado.

   É possível viver bastante hoje em dia, 80 anos já não é uma marca para poucos, tenho dois avós que passaram dos 80, os outros dois são mais novos e duas bisavós que passaram os 100 anos. Se eu dissesse que só começaria a aproveitar a vida depois que tivesse 50,55 anos, porque teria muito mais dinheiro, não estaria reconhecendo até onde cheguei. Um pai de meu amigo, que possui essa faixa etária, me disse que dificilmente fica com dinheiro aplicado em banco, disse que tinha uns 8 k na poupança, porque o costume dele é comprar casas e as alugar, já até deu um carro popular pra um filho. Certamente ele já possui sua if faz tempo e não deve ter deixado de viver a vida.

    Existem vários conceitos de aproveitar a vida, qual é o seu?

   Abraço.

7 comentários:

  1. Bronhar para as novinhas do leste europeu.
    É impressionante como esses países mendo sendo pobres, produzirem mulheres tão bonitas.

    Se meu sustento viesse da internet, eu viajaria pelo mundo!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu blog, boas reflexões e conselhos.

    ResponderExcluir
  3. Se for para consumir, prefiro consumir em experiências ao invés de coisas. Mas nem sempre pensei assim. Foi um Longo caminho até essa evolução no modo de pensar. Hoje passei levemente dos 30, Perdi 50K de aportes ano passado, mas consegui me focar de novo, aprendi com os erros e agora tento fazer as coisas diferentes.

    Pensei em Abrir um Blog Também. Oque acha? Em 2018 ainda se tem espaço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abra o blog sim, tem espaço pra todos. Espaço pra mim já é questão de poder ganhar dinheiro com o blog, o que é difícil.

      Mas pra contar história de vida, vale a pena.

      Abraço.

      Excluir