quinta-feira, 15 de setembro de 2016

As diferentes idades para IF de um investidor

A idade para se atingir a if depende de uma série de fatores sendo alguns como inicio dos aportes, montante aplicado regularmente, retorno obtido, a famosa curva exponencial que tanto se fala isso varia de cada um.




Se perguntados sobre a idade ideal muitos responderão já no nascimento.

Abaixo algumas fases para se atingir a IF:

IF até os 29 anos, seria um sonho alto, arrojado, para tal feito só vejo possibilidades como de empreender (Vale qualquer ideia boa que faça efeito ) ou passar logo aos 18 num concurso que pague bem acima que jovens dessa idade ganhariam ou entrar em uma dessas empresas "afortunadas" em todos os sentidos. 


IF até os 39 anos já é algo bem mais possível, porém não tão fácil quanto pode parecer. Basta que você chegue aos 30 com um patrimônio pequeno e aportes baixos para que esse objetivo fique um pouco apertado, mas não impossível.

IF até os 49 anos pode ser considerada fácil, porque depois dos 30 o investidor ainda teria muita coisa pela frente fora o que já pode ter acumulado antes.

IF até os 59 anos é moleza, mas muitos consideram tarde demais.


                                
Abraço!

11 comentários:

  1. Sempre penso nisso cara!
    Eu gosto dividir em 3 estágios a IF.
    O primeiro, que seria o suficiente para sobreviver, acho que da pra conseguir aos 27~29 facilmente. O segundo, que é o suficiente pra viver normalmente com algumas regalias, talvez aos 35 até. Agora o sonho maximo de poder viajar mesmo em hoteis baratos, comer bem, não ter que se preocupar com despesas médicas, tenho a impressão que este último nunca chegará. espero estar errado.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, há estágios de Independência Financeira. Se a maioria das pessoas conquistassem a semi IF, que é não ter dívidas e ter bom patrimônio financeiro (seja imobilizado ou investido), já seria um grande passo na vida.

    Eu costumo não me estressar tanto quanto à IF, não que a busque fragilmente, mas não me esquento se não conseguir os milhões que desejo até certa idade, o importante, pelo menos, é chegar nessa certa idade com saúde, felicidades (aqui junto tudo que faz um sujeito feliz, como boas companhias, tranquilidade, apreciação do belo, conforto material e etc) e considerável grana.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Meu objetivo é parar de trabalhar aos 40 e viver de bico. Trocar um chuveiro, pintar uma casa, mas principalmente acompanhar obras ou reformas de algum investimento imobiliário. Acho que dá.

    ResponderExcluir
  4. Concordo. Penso que alcançar a IF com 40 é uma boa idade, se tiver uma saúde boa vai valer bastante a pena.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. LYrical me adiciona novamente, esse é o meu novo blog. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Ótima reflexão. Espero atingir a tranquilidade financeira até os 39.

    Por tranquilidade financeira entendo ter renda passiva suficiente pra não passar fome nem morar embaixo da ponte.

    Até os 49 e se eu continuar aportando espero já ter uma IF plena, quando trabalhar será uma opção.

    ResponderExcluir