quinta-feira, 24 de março de 2022

Por que algumas pessoas acham estranho quem vive diferente delas?

Pra quem frequenta certos lugares ou convive com pessoas com determinados padrões, sabe muito bem que as diferenças de estilo de vida ficam escancaradas mais facilmente, quando elas existem.

Sejam as pessoas do círculo de trabalho, da academia, da igreja, da faculdade. Igreja é o mais padronizado de todos os lugares, sem dúvidas.

A vida da maioria das pessoas gira em torno de relacionamentos, trabalho e contas. Pessoas que estão ganhando bem e que não conseguem guardar nada. Sempre estão esperando uma conta acabar pra começar a guardar.

Então, de certa forma, poupar dinheiro já é um motivo que causa uma estranheza em alguns, que podem falar coisas como: "Ah, mas não tem filhos, não é casado, quem tem tem, etc..." Se falar que comprou uma casa à vista é um reboliço. 

Ou as pessoas não tentam ganhar mais ou ganham mais e aumentam os gastos. Só existe essa explicação pra quem não poupa. Reclamar do custo de vida alto é reclamar em vão, porque isso está fora do nosso controle. Se reclamam do mercado caro, fiquem sem comer então. Se acham o combustível caro, andem a pé. Vai fazer o que a respeito de preço, mandar fazer mais barato pra gente?



5 comentários:

  1. O brasileiro médio é extremamente imediatista, gastam tudo o que podem hoje e comprometem até a renda futura.

    O pior é que independente do governo ser de esquerda ou de direita, TODOS eles incentivam esse consumismo imediatista.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso que faz a economia mover, vamos incentivar todo mundo a guardar dinheiro?

      Excluir
    2. Não precisamos que todo mundo guarde dinheiro, mas o brasileiro tem um índice de poupança e investimento no mercado de capitais muito baixo.

      Sem investimentos (que só são possíveis através da poupança) a economia não se desenvolve.

      A vida é cheia de imprevistos, a maior parte da população não tem reservas. O que farão no primeiro imprevisto? Um desemprego? Uma doença? Filhos não planejados? Acidente?

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  2. Dizer pros outros que é poupador é pedir para ser hostilizado e invejado pelos outros , além de ser um ímã para amigos e parentes perdulários loucos por um empréstimo .

    Eu apenas falo de minhas crenças de maneira muito de leve e de maneira casual , se me olharem esquisito apenas mudo de assunto e a conversa segue de maneira animada como se nada disso tivesse sido dito .

    Eu acredito que devemos procurar esse tipo de conversa apenas com quem pensa igual a nós , e pra isso a internet é uma baita mão na roda .

    https://blogderasratel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora respondendo sua pergunta , eu acho normal da raça humana achar esquisito uma pessoa de raça diferente , costumes e música diferente .

      E algo mais normal ainda é a tendência de nos relacionar com quem possue valores e pensamentos iguais aos nossos .

      Por isso que cada um deve procurar a sua turma , que possua gostos e valores semelhantes , porque é muito difícil tentar se enturmar com alguém de gostos e valores muito diferentes dos nossos .

      Excluir