segunda-feira, 28 de março de 2022

Trocar de carro sempre ou ficar com o mesmo pelo resto da vida

A maioria das pessoas costuma trocar de carro pelo simples fato de usarem ele pra trabalhar, sendo assim, deixam muito tempo no sol, desgastam muito o carro, gastam muito combustível, etc...

Ou então por acreditarem que um veículo de ano mais antigo vai esfarelar com o tempo e que precisam de um modelo mais novo, porque se não vão gastar muito com manutenção.

Nunca usei carro pra ir trabalhar e só usaria pra trabalhar se fosse carro da empresa. A conservação do carro é muito melhor por rodar menos e sempre estar na sombra, além de economziar combustível e não se incomodar com o trânsito, principais motivos.

Só que a conta não fecha, porque na maioria das vezes um carro mais novo vai custar mais pra ser adquirido do que os custos com manutenção de um antigo com muita oferta de peças. 

Alguns carros antigos são bombas não porque são antigos, mas porque não tem peças de reposição pra eles e o pouco que tiver vai custar uma fortuna. Ai se precisar de alguma manutenção, o carro fica parado até achar uma peça que sirva pra ele.


Algumas peças são mais caras em praticamente qualquer modelo de carro, como exemplo, amortecedores, caixa de câmbio e caixa de direção.

Então, em qualquer categoria a gente sempre vai perder. Seja com manutenção de usado ou com o alto preço de carros mais novos que não valem o que custam.

Um colecionador de carros antigos prioriza muito mais a excluisividade ao invés do carro atual novo, apesar de que existem carros de coleção que praticamente não rodaram e possuem um mercado próprio.

Agora pega o cara que vai ter família, filhos, vai sofrer pressão pra trocar o carro que ele tinha. A não ser que ele tenha uma garagem grande pra ter mais carros.


7 comentários:

  1. Estou aqui firme e forte com meu golzinho 2003 hehe...

    ResponderExcluir
  2. "Trocar de carro sempre ou ficar com o mesmo pelo resto da vida" ganhar mais dinheiro para essa pergunta deixar de fazer sentido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que o diga o Silvio Santos e seu Honda accord 2000

      Excluir
  3. Só em falar "trocar de carro" já sinto arrepios. Em 2016 tive a brilhante ideia de vender todos os meus investimentos para comprar um carro premium. Depois tudo ficou mais caro, seguro e IPVA, manutenção etc.

    Possuo o tal carro até hoje e pretendo ficar por muitos anos ainda. Mas se arrependimento matasse!

    Sem falar no valor exorbitante que atualmente as montadoras estão cobrando por um 0km.

    ResponderExcluir
  4. Lyrical Master,

    Concordo com sua análise. Hoje eu tenho um carro (comprei no meio de 2018), confesso que não abro mão dele, mas uso muito pouco e sinceramente só penso em trocar quando começar a dar manutenção frequente, até hoje só precisei fazer revisões anuais padrões.

    Agora lamento a galera que troca de carro todo santo ano, é uma ótima forma de moer o dinheiro.

    Coisa de louco é ver gente aqui no interior comprando caminhonete por 350k! Porra, dá para comprar um Apartamento com essa grana.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "omprar um Apartamento com essa grana." é pq carro é melhor ahahahhaha

      Excluir