segunda-feira, 4 de abril de 2022

Pequenas pizzarias em família que não conseguem fazer sobrar dinheiro

Pequenos negócios relacionados principalmente com alimentação, como pequenas pizzarias, estão sofrendo tanto com a alta dos alimentos, como do combustível, embalagens, gás, luz, etc...

O custo pra manter um entregador aumenta na medida que o combustível aumenta. Com os alimentos mais caros, o pequeno empresário não consegue repassar muito o preço pro consumidor final, afinal, se a pizza estiver muito cara, o consumidor vai optar por um cachorro quente ou x salada, que são mais baratos.

Então, acaba que o volume de vendas precisa ser muito grande pra pagar o custo com os alimentos. Um conhecido meu vendeu 24 mil em março na sua pizzaria, mas quem disse que sobrou alguma coisa? Sobrou nada.



Já não bastasse o aumento dos preços, empresas familiares economizam com funcionários, mas possuem um alto custo pra se manterem, afinal, uma família com 5 pessoas gasta muito pra se manter.

Esse conhecido disse que gastou quase 5 mil só pra manter a família em março, sendo que 2 filhos são pequenos e ainda não ajudam na pizzaria, apenas o mais velho e a esposa.

Ele só está com a empresa aberta ainda nesses 3, 4 anos, porque começou na casa dele, economizando aluguel. Hoje, paga aluguel de um local um pouco maior, que se fosse mais caro, talvez, estaria até no prejuízo. Sendo que ainda trabalha apenas com entregas.

Ou então quando sobra dinheiro, basta um dia de venda ruim pra ter que usar esse dinheiro pra bancar os custos da pizzaria.

Se o pequeno não trabalhar muito, ele não come. Se não entregar qualidade, vai perder cliente. 

Abraço.

6 comentários:

  1. O bom do delivery é que voce amplia sua gama para diversos publicos diferentes,principalmente por aplicativo
    Eu sou um dos que paga caro em pizza... 50,60,70,80,120$ ; se ela for boa com produtos de qualidade e saborosa,viro cliente fiel e compro sempre
    a partir do momento que cai a qualidade eu não consumo mais.

    O problema também é que muitos fazem uma pizza muito boa, porém colocam algum ingrediente ruim que supera o sabor de tudo que ficou na pizza e acabam estragando o sabor dela por completo...

    Mas realmente os custos estão altissimos pra tudo, é triste. o que da pra tentar é melhorar o controle de uso de produtos,padronização,logistica etc e tentar ganhar nessa...as vezes fazer uma pizza menor porém com mais qualidade e divulgar pelos apps...

    ResponderExcluir
  2. Eu sou prestador de serviços e não tenho medo de aumentar o preço , vendo menos porém no final o faturamento é o mesmo .

    Um pulo de gato é conquistar clientela fiel , porque é isso que me mantém vendendo .

    Esse é meu caso , óbvio , outra coisa são negócios diferentes em contextos diferentes .

    O que não pode é ficar nessa agonia de ir morrendo aos poucos , melhor subir o preço e ver no que dá .

    https://blogderasratel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E mais uma coisa , eu cansei de apanhar de concorrente que tinha serviço mais caro e pior que o meu simplesmente porque ele era mais conhecido e tinha clientela cativa , por isso que eu bato tanto na tecla da empresa ser bem conhecida e ter clientela cativa na região onde se encontra .

      Excluir
  3. Pensava no custo da Pizza esses dias atrás. Aqui na minha cidade compro vez ou outra de uma mesma pizzaria e eles cobram R$ 55 por uma pizza grande (12 pedaços) e borda de catupiry.

    Acho um preço muito bom e é bem gostosa. Mas pago esse mesmo preço a quase dois anos e imagino que as margens estão ficando cada vez mais apertadas no negócio.

    A maioria dos empresários brasileiros não tem na ponta do lápis um controle de custos e de fluxo de caixa bem feito. Eu penso que não importa o quão bom seu produto seja, se você não tem controle sobre esses dois fatores vai acabar quebrando mais cedo ou mais tarde.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
  4. eu comprava pizza e não me importava muito com o preço.
    No entanto, depois que comecei a testar fazer as coisas por mim mesmo, deixei de comprar pizza.
    Agora eu mesmo faço.

    Sem querer me vangloriar, minhas pizzas não deixam a desejar em nada as pizzas que comprava.
    Só uso itens de primeira qualidade e não ficam por mais que 30 reais cada uma.

    Não vejo mais sentido em pagar 70 reais em uma pizza.

    Abraço!

    ResponderExcluir