segunda-feira, 19 de junho de 2023

Imóvel só perde valor se a localização piorar e pro resto tem jeito?

A compra de um imóvel próprio ou para locação é uma questão mais pessoal, porém é um conceito universal de que a localização é o principal fator. Se o bairro começa ficar perigoso, surgem bandidos que começam cobrar taxas dos moradores, fazem um presídio do lado, troca de tiros, então o imóvel perde valor e deveria ser vendido, porque pra localização não tem jeito.

E existem outras questões secundárias como posição solar, vista, no caso de apartamento, se é térreo ou andar alto, são coisas que vai muito do que a pessoa quer e está disposta. Um imóvel face sul que não pega sol, precisa de telas de proteção pra deixar janelas abertas o dia todo e um imóvel que pega muito sol, no verão precisa de telas solares. Quem mora no alto deve ter um cuidado diferente de quem mora no térreo e assim por diante.



A questão de vaga na garagem é mais importante no sentido de que as pessoas não querem deixar o carro na rua pegando sol e chuva e correndo risco de assaltarem o veículo. 

Imóveis pequenos de 40-50 m2 e com apenas um quarto são úteis pra pessoas solteiras ou casais sem filhos. Imóveis com 2 quartos na faixa dos 60-70 m2, já acomodam até 3 pessoas com conforto.

Imóvel pequeno e com taxa de condomínio muita alta pode ser um problema. Mas ai se for pra alugar, baixar bem o preço do aluguel. Se não tá alugando por 600 e o condomínio já é 200, baixa o aluguel pra 400.

Imóvel de locação é colocar na mão de uma imobiliária e esquecer. A pessoa vai ter que entregar o imóvel como recebeu. Pra alugar sem imobiliária só se for pra alguém muito próximo e ainda fazer pagar a pintura depois que sair.

É melhor deixar o imóvel sem ninguém do que alugar pra um desconhecido sem imobiliária. O imóvel vai estar sempre lá, não vai perder um quarto, uma sala, um banheiro, etc...

Abraço.

2 comentários:

  1. Imóvel só perde valor se a localização piorar e pro resto tem jeito? sim

    ResponderExcluir
  2. Tenho interesse em adquirir um imóvel! Acredito que no futuro poucos poderão possuir casa própria, se tornará artigo de luxo. Já tenho 120k para este fim (ficando 50k em reserva), o problema é a bolha imobiliária, que existe sim, mas infelizmente está bem longe de estourar.

    ResponderExcluir