domingo, 28 de junho de 2015

Casas e Carros: A pressão psicológica da matrix para tê-los cedo

    Ah carros e casas próprias, os maiores sonhos de consumo de grande maioria, quando muitos começam a trabalhar não veem sentido se aquele dinheiro suado não for pra algum desses bens. Muitos usam a desculpa de não saberem o dia de amanha para financiarem esses bens ou então darem todas suas economias num passivo. É duro saber que são usados como símbolos de status e independência financeira, Porque que quando as pessoas tem uma entrada financeira maior vão lá em compram um carro ou uma casa? Segundo economista no mundo do consumo o carro é a demonstração pro outro, já a casa é a sensação de segurança ou algo parecido com isso. Como eu já disse é um sonho pra mim comprar apartamentos, casas e colocar pra lugar, se eu tivesse grana pra comprar um AP a vista, não seria pra mim morar.

                                    Os símbolos mais conhecidos de riqueza material 


    Se você perguntar a alguém que trabalha pra consumir passivos, sobre que carro ela compraria se ela tivesse por exemplo 200 k, certamente o valor seria muito alto, eu falei em 20 k deram risada, 10% do patrimônio é algo aceitável pra quem tem necessidade de ter um, ou seja, para grande maioria o que importa é ter a sensação de felicidade momentânea, porra, como que uma pessoa que tenha 200 k em patrimônio deve ir comprar carro de 100, 150k? É loucura, Andar de Mercedez do ano e com 50 k pra manutenção então? Estou indignado como as pessoas ao meu redor, na faculdade, trabalho, pressionam você pra ter pelo menos um carro, "Ah compra de começo um celtinha, fácil de manter, se chegar num corola já está bom, carro bom de mecânica, Honda civic tbm, Audi usado não é bomba" Olhem esse comentário aqui de uma garota da minha idade que estuda comigo: " Gente tem que aproveitar a faculdade, olha quantos carros vocês poderiam comprar com os valores da mensalidade juntando o que todo mundo paga " Seria mais racional ela falar assim: " Gente aproveitem a faculdade, olha quanto vocês poderiam ter ganho aplicando em LFT o valor da mensalidade todos esses 4 anos ". É duro ouvir isso, mas é necessário para não cair no jogo do consumo. É inevitável admitir como o carro é comprado até antes mesmo do cidadão ter um imóvel. Casa/apartamento é um passivo menos ruim do que um carro, mas para tristeza de alguns o imóvel não sai andando por ai para os outros verem. Juntar os primeiros k e comprar carro também é outra coisa que acho um absurdo quando não há necessidade.

Porra cara 12 k nisso? Todo o patrimônio de uma pessoa nisso?

               Chevrolet Celta Life 1.0 2010


  Não vou nem falar dos preços, sempre dá um desanimo em olhar os preços do carros dos USA por exemplo, quando eu for comprar um carro, não será novo, pois pelo menos um seminovo/usado mais completo fica muito mais em conta. Esse negócio de carro é pra levar do ponto a ao ponto b as vezes não existe para quem trabalha arduamente pelo dinheiro. É incrível também como se associa carro com quantidade e qualidade de mulheres para pegar. Vocês provavelmente concordam que o que importa mais é o fluxo de caixa positivo do que receitas maiores, via de regra, quanto mais ganhar e mais sobrar, melhor, quanto menos ganhar e mais guardar, também é melhor. Mas quando se ganha pouco e se quer gastar tudo com um carro, casa, principalmente carro, fica difícil de ter liberdade financeira. Eu deixo uma questão que martela na minha cabeça: Porque as pessoas usam a desculpa da felicidade, sonho de vida, para comprar algo que não podem? Porque usam desculpas como se eu morresse hoje, se fosse assim ninguém comprava, é ruim ficar de apé etc, para contrariarem a verdade? Não vejo nenhuma mentira em falar que alguém está endividado tendo que pagar parcelas de um carro de 30k com um salário de 2 k, tendo dado todos seus 10 k poupados de entrada. ( É carro popular, não dá manutenção, não precisa por gasolina, pagar seguro, ipva, estacionamento, hehehe ).
Forte abraço!

9 comentários:

  1. Vamos ao foto lyrical, acredito que você tenha acabado de entender toda proporção que a Matrix financeira envolve em nossa sociedade.
    Talvez você tenha se livrado da matrix recentemente e o fato de observar pessoas ao seu redor fazendo coisas irracionais de um ponto de vista matemático lhe choca profundamente, você precisa se adaptar aos cérebros da manada e incorporar um personagem , antes que fique louco questionando o comportamento da manada e querendo procurar racionalidade nesses movimentos.
    O primeiro passo você já deu reconhecer que a matrix existe e você precisa se livrar dela.
    Agora você esta preparado para dar o segundo passo e reconhecer que todos são escravos inconscientes da matrix.
    https://www.youtube.com/watch?v=x9Cf2i7end4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tinha visto o vídeo, realmente agora faz sentido o porque que as coisas são de tal modo na matrix financeira.

      Excluir
  2. Acabou de acontecer algo muito parecido comigo em relação a essa pergunta do "que carro você compraria com 200k?".
    Fui para o refeitório da empresa, sozinho como sempre, mas chegando lá as mesas estavam todas ocupadas então sentei com um pessoal da fábrica (eu trabalho no comercial). Um deles, que é um dos poucos que eu costumo ter algumas conversas aqui, do nada virou e me perguntou "Cara, como eu faço pra ficar rico?"
    Deu vontade de passar o link do post que fiz hoje no blog, mas na lata respondi "Aporte."
    Ele fez cara de dúvida, perguntou "Quê?"
    Então eu fiz mandei uma pergunta parecida com essa do carro. Questionei "Se você ganhasse um aumento e teu salário fosse 10 mil, o que você faria?"
    Já esperava a resposta "Ah compraria um Ford Fusion e iria viajar já no feriado da semana que vem!"
    "Tá vendo porque você não consegue ser rico?" - respondi - "Mesmo que você ganhasse 10 mil por mês não seria rico pois estaria torrando todo o dinheiro e não construindo um patrimônio. O pobre só é pobre porque não tem educação financeira."
    Quando me liguei todos os outros caras da mesa tinham parado de comer e estavam olhando pra minha cara com um ar de "minha nossa, como ninguém me disse isso antes?".
    O resto do almoço foi em completo silêncio, não sei dizer se estavam refletindo sobre como melhorar suas vidas financeiras ou o quanto eu sou "doido".
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Lyrical da lida no pai rico na parte diagrama para tu entende que a classe média confunde um passivo como casa e carro com ativo.
    O rico quando quer alguma coisa precisa aumentar o ativo para pagar o passivo e a classe média se endivida para comprar o passivo.

    ResponderExcluir
  4. É a necessidade de manter o ego inflado para causar inveja aos outros.
    O que mais vejo nos pagodes são as burucutus de cara feia durante o batuque, de vez em quando, juntam com as outra bonobas abrem um sorrisão para tirar self. Tudo para mostrar a falsa felidade para as "amigas".
    Enquanto isso os otarios ficam ali aguentando musica horrível, enchendo a cara(enriquecendo a casa) e tentando arrastar uma rabuda pros seus bunda suadas(populixo).
    Ganha que tiver o melhor partido, rabo melhor, carroça melhor. É a competição da matrix

    ResponderExcluir
  5. É a necessidade de manter o ego inflado para causar inveja aos outros.
    O que mais vejo nos pagodes são as burucutus de cara feia durante o batuque, de vez em quando, juntam com as outra bonobas abrem um sorrisão para tirar self. Tudo para mostrar a falsa felidade para as "amigas".
    Enquanto isso os otarios ficam ali aguentando musica horrível, enchendo a cara(enriquecendo a casa) e tentando arrastar uma rabuda pros seus bunda suadas(populixo).
    Ganha que tiver o melhor partido, rabo melhor, carroça melhor. É a competição da matrix

    ResponderExcluir