terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Bancões são os mais seguros pra aplicar em LCI/LCA?

O fundo garantidor de crédito foi criado mais pra proteger os bancos do que propriamente o pequeno investidor que tem até 250 mil aplicados. Alguns possuem milhões aplicados nas modalidade de LCI/LCA e poupança e uma grana dessas num banco pequeno aumenta em muito o risco.

Quando comecei a poupar, tinha poupança no Itaú, mas migrei pro Banco do Brasil e hoje aplico tudo em LCI. Por essa solidez que esses bancos grandes tem, a rentabilidade das LCI e LCA são menores que a de bancos pequenos. BB hoje paga 75% do cdi na LCI, bancos pequenos pagam em média 95% do cdi na LCI. Tudo é proporção, selic mais baixa, o bancão vai pagar 85% e o banquinho 105%.

BB lucrou 32 bilhões em 2022 e Itaú 30 bilhões. Pega um banco que lucra 100 milhões no ano e você têm 50 milhões aplicados nele. Desproporcional e arriscado.


Claro que pra alguém que tem 50 milhões aplicados ganhar 0,80% ao mês e ganhar 1% ao mês faz alguma diferença. Mas pelo menos eu, se tivesse 50 milhões, não colocaria em banco pequeno.

LCI e LCA sempre vão render menos que o tesouro IPCA no longo prazo, mas tem a vantagem da rentabilidade diária e da boa liquidez, porque alguns bancões já trabalham com 90 dias pra liquidez diária e aplicação mínima de 500 reais.

É a aplicação que quando a selic estiver em 2% vai continuar rendendo mais que a poupança pela isenção de IR. Tesouro selic e cdb, ambos com selic muito baixa começam perder da poupança por causa do IR.

Não é qualquer um que vai colocar milhões em tesouro IPCA e ficar confortável com a marcação a mercado. Por isso, a segurança de um banco é importante pro psicológico do investidor conservador que busca solidez em primeiro lugar pro seu patrimônio líquido, juntamente com o investimento em imóveis físicos.

Abraço.


6 comentários:

  1. A rentabilidade acompanha o risco. Maior o risco, maior o retorno.

    Lyrical

    Seus investimentos são 100% em RF?

    obrigado

    ResponderExcluir
  2. Rentabilidade diária e boa liquidez não é vantagem, Tesouro Direto dá na mesma, aplicação mínima também não, na verdade é o contrário, no TD com 50 reais você já investe. Única vantagem que vejo LCI vs TD é isenção de IR, que no caso de uma inflação muito alta, vai se tornar um grande benefício, já que o governo cobra IR sobre o lucro, que neste caso a maior parte seria inflação mesmo. Outra coisa que recentemente mudou algumas regras e se não me engano agora as LCI e LCA também vão aparecer no HomeBroker/HomeBanking com marcação a mercado, eu no momento não tenho nada aplicado nisso então não sei como está, você pode verificar e nos contar aqui? Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha não aparece marcação, invisto direto pela oferta do banco que tenho conta.

      Excluir
  3. sugiro diversificar:

    exemplo:

    https://magoeconomista.blogspot.com/2023/02/aportes-e-atualizacao-patrimonial.html

    ResponderExcluir
  4. Também invisto na LCI/LCA do meu bancão e estou satisfeito.

    A isenção de IR é um diferencial para a proteção da inflação.

    Consegui pegar uma LCI por 99% do CDI no bancão e que vai vencer daqui uns meses, espero conseguir renovar pela mesma taxa hahahaha'.

    Sobre a mudança de marcação a mercado: não foi englobado os títulos bancários (CDB, LCI e LCA).

    Abraços,
    Pi








    ResponderExcluir