quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Como investir em país com taxa de juros negativa se o investidor não tolera renda variável e nem aplicação no exterior?

A taxa de juros negativa basicamente incentiva o cidadão a abrir um negócio ou a consumir e quer tirar o dinheiro que está parado nos bancos ou nos títulos públicos.

Numa situação como essas, você percebe o quão importante é aumentar a renda pra poupar mais e minimizar as perdas deixando o dinheiro aplicado na renda fixa.



Logo, o investimento para quem não tolera renda variável ou aplicação no exterior, com taxa de juros negativa em seu país, é em si mesmo, pra ganhar mais ou em imóveis. Se o cidadão não quer abrir uma empresa, não quer consumir pra pelo menos tentar revender mais caro os produtos, não existe outra saída. 

A única coisa que poderia gerar algum ganho sem esforço, seria comprar um título a -0,25 ao ano e a taxa cair pra tipo -0,50 ao ano e ganhar numa marcação a mercado no preço do título, vendendo mais caro do que comprou. Mas, taxa de juros negativa praticamente não se movimenta.

É estranho um conceito de investimento aonde não existe ganho de juro composto, de juro nenhum.

O que se via, por exemplo, na Suiça até 2021, era uma taxa de juros de -0,75% ao ano e uma inflação de + 0,8% ao ano. Ainda com um pouco de inflação, se mantiveram os juros negativos.

Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário