Onde eu moro já existem casos de livraria que vai fechar as portas e de encadernadora que só sobrevive porque é empresa familiar e não precisa pagar funcionário.
Hoje com a digitalização das coisas uma encadernadora praticamente só encaderna trabalhos de faculdade. Perdeu toda clientela de escritórios de contabilidade que mandavam encadernar balanços, etc, pois agora é tudo online e assinado com certificado digital.
As livrarias estão apanhando pras vendas online de livros. As que sobrevivem é puramente pela venda de material escolar e de escritório. Só que são coisas que exigem muita clientela, pois as vezes alguém compra um caderno que vai durar o ano inteiro e só vai voltar a comprar no outro ano. Não dá pra viver só de volta as aulas.
Um cara aqui que vai fechar a livraria que ele comprou em 2010 diz que após a pandemia as vendas caíram 60%. Tá apanhando pro comércio online. 2 anos trabalhando no prejuízo, com 500 mil parados somando estoque e mobília e não sabe se vai achar comprador pra livraria.
Diz que até o carro talvez venda porque a família precisa comer. Falou que poderia ter passado sem essa, mas vai ficar como aprendizado, mas que poderia ter inventado qualquer outra coisa.
Fica a reflexão sobre a importância de comprar um negócio que seja de um setor perene, ou seja, praticamente imune a crises e inovações tecnológicas. Não é barato comprar um negócio e muitas vezes um negócio está à venda porque só da prejuízo.
Amazon br e outras sao imbativeis
ResponderExcluirabs
Lyrical,
ResponderExcluirConheci o seu blog agora há pouco. Parabéns pelo conteúdo.
Adicionei o seu site a minha lista de blogs e, caso deseje, apreciaria que colocasse o link de meu site em sua página: www.historiasempreendedoras.com
Um abraço!
A tecnologia está mudando o mundo, da mesma forma em que empregos são destruídos vários outros são criados.
ResponderExcluirO que precisamos é entender para onde está indo o mercado de onde sai nossa principal fonte de renda e se adaptar as mudanças.
O que eu vejo muitas vezes em comércios antigos e tradicionais é um apego sentimental do dono, onde ele acha que simplesmente ignorar às mudanças vai manter seu negócio de pé.
Abraços,
Pi
Excelente Post! Tenho medo de negócios.
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