terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Incompatibilidade financeira: Um dos principais motivos de brigas no casamento

Uma pessoa naturalmente poupadora se incomoda com alguém que gasta mais do que ganha e quem gasta muito, se incomoda com a "sovinice" de alguém.

Quando os dois se juntam, é provável que alguma coisa de errado aconteça. Incompatibilidade financeira é top 3 dos motivos de brigas em um relacionamento, porque engloba também objetivos diferentes. Um pode querer continuar no apartamento quitado e o outro querer financiar uma casa de 2 andares com piscina.



O namoro pode enganar muito, não tem como controlar o que o outro está gastando. Quando nenhum quer mudar seu estilo, umas das partes precisa ceder um pouco, se não acontece o divórcio. A parte poupadora vai precisar gastar mais ou a parte gastadora vai precisar gastar menos.

É difícil dizer quem vai ganhar peso nessa balança, quem vai ceder é geralmente a parte que tem uma personalidade mais mansa, tranquila.

Se um ganha 40, 50 mil por mês e o outro ganha 3, claro que o que ganha mais pode ser mais maleável, mas as brigas acontecem mais quando o casal ganha na mesma faixa de valor e um gasta tudo ou até mais do que ganha.

Abraço.


2 comentários:

  1. Concordo contigo, o problema maior é que enquanto você poupa, a outra gasta tudo. E na hora que vem o problema e o dinheiro é necessário, quem poupou é que vai ter que entrar com a grana.
    Também acho que incompatibilidade financeira tem que o item mais importante na hora de escolher um parceiro para toda a vida.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou tendo problemas com isso. Minha companheira é muito gente boa, mas infelizmente foi mimada a vida toda pela família, hoje ela só estuda (tem + de 25 anos), e me "cobra" um conforto e um status que eu não posso dar.

    Além de desgastante, rola muito ingratidão por ela não reconhecer o que eu já forneço pra ela. Concordo com o post, só que como aqui os dois são cabeça dura, é discussão o tempo todo.

    ResponderExcluir