terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Incompatibilidade financeira: Um dos principais motivos de brigas no casamento

Uma pessoa naturalmente poupadora se incomoda com alguém que gasta mais do que ganha e quem gasta muito, se incomoda com a "sovinice" de alguém.

Quando os dois se juntam, é provável que alguma coisa de errado aconteça. Incompatibilidade financeira é top 3 dos motivos de brigas em um relacionamento, porque engloba também objetivos diferentes. Um pode querer continuar no apartamento quitado e o outro querer financiar uma casa de 2 andares com piscina.



O namoro pode enganar muito, não tem como controlar o que o outro está gastando. Quando nenhum quer mudar seu estilo, umas das partes precisa ceder um pouco, se não acontece o divórcio. A parte poupadora vai precisar gastar mais ou a parte gastadora vai precisar gastar menos.

É difícil dizer quem vai ganhar peso nessa balança, quem vai ceder é geralmente a parte que tem uma personalidade mais mansa, tranquila.

Se um ganha 40, 50 mil por mês e o outro ganha 3, claro que o que ganha mais pode ser mais maleável, mas as brigas acontecem mais quando o casal ganha na mesma faixa de valor e um gasta tudo ou até mais do que ganha.

Abraço.


3 comentários:

  1. Concordo contigo, o problema maior é que enquanto você poupa, a outra gasta tudo. E na hora que vem o problema e o dinheiro é necessário, quem poupou é que vai ter que entrar com a grana.
    Também acho que incompatibilidade financeira tem que o item mais importante na hora de escolher um parceiro para toda a vida.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou tendo problemas com isso. Minha companheira é muito gente boa, mas infelizmente foi mimada a vida toda pela família, hoje ela só estuda (tem + de 25 anos), e me "cobra" um conforto e um status que eu não posso dar.

    Além de desgastante, rola muito ingratidão por ela não reconhecer o que eu já forneço pra ela. Concordo com o post, só que como aqui os dois são cabeça dura, é discussão o tempo todo.

    ResponderExcluir
  3. Posso até ser um chato fazendo isso, mas estou conversando sobre dinheiro desde já (menos de um ano de namoro). Ainda, sempre observo se ela topa ou não rachar a conta, coisas assim. É fundamental observar isto antes de dar os próximos passos (casamento).

    ResponderExcluir