domingo, 11 de agosto de 2019

Por quê quase todo mundo tem carro em algumas cidades pequenas?

Muito se fala da facilidade que pegar um uber trouxe na vida do cidadão. Mas e como ficam as cidades menores que ainda não possuem esse serviço? Não é costume dos habitantes dessas localidades  andarem de táxi. Até porque é um serviço bem caro pra andar pouca distância. 

Transporte coletivo é só ônibus mesmo, geralmente só existe uma empresa que presta o serviço na cidade inteira e vai cobrar o que ela quiser cobrar. Pra quem recebe vale transporte compensa porque não é muita gente que usa pra trabalho. Numa cidade menor com universidades, a maioria dos ônibus quando estão lotados é porque 80% são alunos.

Não é como cidade grande que o trabalhador acorda cedo pra pegar ônibus lotado. O que acontece são moradores de cidades vizinhas com 10, 15 mil habitantes pegarem ônibus pra trabalharem na "capital" da região que é uma cidade de 30, 40, 50 mil habitantes.



Tem um pessoal de cidade menor que acha feio mesmo andar de ônibus. Sente vergonha. Justamente por ser uma cidade pequena e se preocuparem com a opinião dos outros que vão vê-los andando em transporte público. Pra quem mora perto do trabalho numa cidade menor nem teria muita necessidade de ter carro e se fosse pra ter só pra usar em lazer, iria gastar pouco combustível usando o carro pra ir ao trabalho só nos dias de chuva. 

Quem chega no trabalho apé em 10, 15 minutos é até bom.  Anda uma hora por dia  durante a semana. Vai estar sempre em forma.  

3 comentários:

  1. Moro em uma cidade pequena, 15k habitantes do interior paulista. Acabei de terminar o almoço do dia dos pais e tomei uma lapada no mesmo, onde o papo foi eu, com 25 anos, ainda não ter um carro mesmo tendo faculdade. Pego 4 ônibus por dia (2 pra ir, 2 pra voltar) pra trabalhar na "capital" da região rs, com uns 130k habitantes, e realmente, sinto dos parentes, amigos e conhecidos que é nojento e vergonhoso andar de ônibus.

    Tô querendo realmente comprar um carro, popular barato, não por conta do que os outros falam (ninguém que ajude a pagar minhas contas, afinal se ajudassem eu já teria um veículo), mas por conta do tempo de vida que se perde nesses trajetos, fazendo a soma mensal ou anual desse tempo é assustador.

    Por isso apoio totalmente quem decide ter um carro que atenda suas necessidades, esses papos de coach "só tenha um carro quando tiver IF, 1 milhão, 10x o valor do mesmo" ou coisa parecida é uma furada de quem não vivencia a realidade e cresceu brincando no carpete.

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito que é mais fácil ficar sem carro em em grandes centros do que em pequenas cidades, o transporte publico as vezes tem corredores especiais que aumentam a velocidade mé dia do percurso , o stress de dirigir em transito não compensa o menor tempo teórico em ir de carro , vc pode mexer no celular ler até interagir com pessoas.
    Além disso são bem servidas de trasporte com app agora tem bike patinete happy ifood mercados fazendo Delivery, farmácias .
    No interior tudo é muito longe tem serviços que só tem em cidades vizinhas maiores.
    enfim por isso meu ponto de vista que no interior o veiculo próprio se faz mais útil que nos grandes centros.

    ResponderExcluir
  3. Moro em cidade com cerca de 10k de habitantes e concordo com tudo o que disse o anon 13:28.
    O controle social, fofoca, maledicencias e cuidado com a vida alheia aqui é nojento.
    E como ninguém quer se mostrar "fracassado", as pessoas se desdobram para demonstrar algum "poder", nem que para isso tenha que se endividar ou deixar de pagar outras coisas.
    Tem gente que tem carro mas deve no mercado. Vai a festas e não paga a conta da padaria e por aí vai.
    A necessidade de viver de aparência aqui é maior ao meu ver que num grande centro e falo com conhecimento de quem já morou na grande SP.

    Cidade pequena para muitas coisas é pura ilusão. Aqui você é julgado por tudo.

    ResponderExcluir