sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Barsi e Bastter, duas filosofias de investimentos diferentes que influenciam muitos

Para Barsi, o preço importa, para Bastter, o preço ou taxa não faz a menor diferença. Essa é a principal discrepância das duas filosofias de investimentos.

Barsi não gosta de renda fixa, defendendo que uma carteira previdenciária e que gere riqueza deve ser totalmente focada em ações que paguem bons dividendos, mas compradas no preço certo.

Bastter, defende a maior diversificação possível entre renda fixa, fiis, ações, ouro, criptomoedas se for o caso, imóveis e dinheiro no exterior, mas deixa claro que ninguém é obrigado a ter renda variável se não se sente confortável com ela. 


                                                                  BARSI

 

                                                              BASTTER 

                    

Barsi não se importa de vender ações que considere que o preço está muito acima do que a empresa vale.

Bastter diz que se existirem 20 ótimas empresas na Bolsa, você deveria comprar as 20, aplicando frações do capital em cada uma e só vender quando elas começarem a dar prejuízos, que o preço médio vai a zero no longo prazo comprando um pouco por mês.

Para Barsi, o preço importa porque quanto mais barato se consegue comprar uma ação de boa empresa, mais quantidade de ações teremos e com isso mais dividendos são recebidos. 

Já para Bastter, o preço não importa porque ficar olhando preço só faz o investidor comprar na alta e vender na baixa desesperado.

A riqueza de Barsi não foi construída hoje, comprou boas ações quando ainda valiam centavos ou poucos reais e com os crescimentos das empresas fez sua fortuna com ganhos de capital e dividendos recebidos, sempre aumentando a quantidade de ações de empresas em setores perenes. 

Bastter é de uma geração mais moderna, quando no começo dos anos 2000 surgem analistas pra todo lado falando aonde devemos investir, etc...Ele busca desde então dar ênfase no pequeno investidor, mostrando que o foco é ganhar mais pra poder aportar mais e não adivinhar o mercado. Mais vale muito tempo investindo, do que preço, taxa ou tipo de investimento.


Abraço.

6 comentários:

  1. Bom resumo das políticas de investimentos deles.

    Eu acredito que o mais importante é você se conhecer, cada pessoa tem uma realidade diferente. A carteira e estratégia ideal vai ser diferente. A idade é o principal fator, mas também tem que considerar os objetivos do investimento, prazos, e o perfil da pessoa, faixa salarial, se ela entende o investimento, conhece os riscos, ou vai se desesperar na primeira queda, geralmente porque não entendia nada quando aplicou...

    Precisamos desenvolver a paciência de aguardar as sementes germinarem, árvores crescerem para no final colhermos os frutos, e a disciplina de continuar sempre semeando mais.

    Enfim, acho que as duas filosofias são boas, e se você seguir qualquer uma delas, provavelmente vai ter sucesso.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Lembrando também que não precisamos seguir cegamente nenhum dos dois. Temos que estudar cada caso e construir nossas próprias filosofias de investimentos...

    ResponderExcluir
  3. Eu sou mais Bastter do que Barsi.

    Acho que o Bastter tem um histórico de mais de 20 anos de investimento e pregando essa filosofia que pouco mudou nesse período. Ele resistiu a várias modinhas nos investimentos e isso você pode conferir olhando os vídeos do canal no Youtube quando lá em 2011-2012 ele pregava o que ainda diz.

    O Barsi não podemos negar a história de sucesso, mas ele cresceu dentro da bolsa de valores (literalmente) e parece que está focado mais em ser uma ponta de marketing para a filha vender cursos e a plataforma.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho a mesma opinião. Não concordo 100% com o que diz o Bastter, mas penso que a filosofia dele, em geral, seja mais adequada para o pequeno investidor. O modelo de ensino dele é que não é muito popular.

      Já o Barsi (sobretudo sua filha e companhia), apresentam informações muito desencontradas e que não representam que é um modelo que será vencedor no futuro. Entendo que o Barsi foi vencedor graças a uma boa metodologia e tem o mérito de ter passado por um período longo de tempo exposto a ações. Poucos conseguiram fazer o que ele fez, mas em geral, quem fez está bem. Eu conheço uma pessoa que tem milhões em ações da Vale que compra há mais de 40 anos, e adivinha? está milionário!

      O grande mérito do Barsi é o tempo exposto a boas ações, exatamente o que diz a filosofia do Bastter. Este negócio de comprar ações de dividendos pregado pelo Barsi eu particularmente acho que não foi o grande diferencial na estratégia dele (Barsi).

      Abraços

      Excluir
    2. Eu acredito que o Bastter só erra no conselho de compra de ações. Porque na lógica dele você só compra empresas caríssimas que negociam a 20x P/L pra lá. Acho que se for analisar a rentabilidade de uma "Carteira Bastter" nos últimos 15 anos, ela deve estar de lado.

      Sou muito mais comprar um fundo de índice tipo PIBB11 e aguardar tranquilamente o longo prazo. Não preciso saber que empresa irá prosperar ou não. Irei ficar na média.

      Se for para ser fora da média, ai tem que seguir o Barsi.

      Excluir
  4. O livro do Bastter para mim é Top 3 dos que eu já li. Também admiro muita coisa do Barsi.

    Agora você quer ouvir a real? Eu acho que nenhuma das filosofias é para os investidores comuns. Ponto.

    Das duas filosofias acredito que o Bastter está mais certo, porque se aproxima daquilo que os gringos chamam de "Caminho simples para a riqueza"

    Pegue tua grana e aporte em fundos de indíce e espere o longo prazo.

    A maioria das pessoas que for negociar ações individuais irão se enrolar. E isso não é aqui no Brasil. É em todo lugar do mundo. E a prova ta nos vários relatos que vemos pela finansfera gringa sobre isso.

    Então lá eles já chegaram a uma conclusão muito simples: Não é gênio igual o Bastter e o Barsi? Invista em fundos de indice.

    ResponderExcluir