segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Grandes you tubers de finanças precisam vender cursos/aplicativos pra lucrarem mais e manter funcionários

O nicho de finanças é bem procurado, mas é bem complicado de manter uma constância sem repetições nos assuntos. É muito fácil de uma pessoa assistir um vídeo que interessa pra ela e depois que adquirir a informação, não voltar mais a assistir outros vídeos.

Não é de hoje que viver de Adsense no you tube está praticamente inviável pra maioria. Os que conseguem viver disso, são canais grandes que possuem no máximo um editor de vídeo e que os conteúdos não necessariamente precisam ser criados, mas apenas comentados.

É chato até pra mim que gosto de finanças ficar vendo sugestões de vídeos como "Como aplicar em CDB" "CDB a 110% do cdi no banco tal" " 10 formas de ganhar dinheiro online" "Como economizar mais ganhando pouco" " 5 ações de setores perenes" "Como gerar renda com fundos imobiliários"

Me Poupe é um exemplo de canal grande de finanças, mas com média de visualizações muito baixa por vídeo. É um canal com 7, 8 milhões de inscritos e com vídeos de 60, 80 mil visualizações. É ridículo o engajamento. Inclusive recentemente ela demitiu metade dos funcionários, pois quer apostar em aplicativos e máquinas pra substituir pessoas.





Primo Rico demitiu 90 funcionários ano passado.



Quando o povo está sem dinheiro sobrando, ninguém vai querer comprar curso e sim comida e pagar contas. Aplicativo pra controlar as finanças é uma coisa inútil, nem de graça o povo usa, quem dirá se começar a cobrar.  E além de ser inútil, vai contra o princípio da riqueza ficar anotando gastos pequenos como café, sorvete, etc...A regra das finanças é não gastar mais do que ganha e buscar ganhar mais.

Se uma pessoa não consegue fazer sobrar dinheiro por motivos de consumismo alto e financiamento, é o estilo de vida que ela leva o responsável pelo fracasso financeiro. 

Além da pobreza do povo, com a disparada da renda fixa, muitos não querem mais saber de comprar cursos pra aprenderem a investir em ações e fundos imobiliários. Quem não tem não investe e quem está tendo um pouco pra investir quer saber de renda fixa. Ai não sobra nada mesmo pros influenciadores. Quem sabe se a selic voltar pra 2% eles tenham mais sorte, já que boa parte das pessoas só pensa em rentabilidade mesmo.

Abraço.

7 comentários:

  1. A maioria destes youtubers são picaretas fazendo videos de click bait. Isso não é sustentável no longo prazo. Os conteúdos são repetitivos e falam sempre as mesmas coisas, é difícil alguém mostrar estudos reais que agreguem valor para quem já sabe o básico de finanças. O que eles falam é para deslumbrados que vão comprar os produtos deles e aplicar nas corretoras e nos fundos ligados a eles.

    A turma da Louise Barsi agora está até vendendo curso de MBA, imagina um MBA em finanças baseado na filosofia Barsi. Vai procurar um emprego com este MBA embaixo do braço pra ver, rs

    Na boa, nada como uns bons livros de finanças para ter conteúdo de verdade.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como se a Louise precisasse vender cursos. Eu acho que quem mais está interessado é a turma dela, pra usarem o nome dela e do Barsi pra vender cursos e ganhar a fatia deles. É sempre a mesma coisa, comprar ação de uma empresa boa no preço mais baixo possível pro percentual de dividendos aumentar em relação ao valor aplicado.

      Esse é o curso dela.

      Excluir
    2. Me ajuda EI, meu canal não tem click bait, pode se inscrever de boas :D
      https://www.youtube.com/channel/UCJ_K8XLA9hmcZ-gj_dRlgvw

      Abs

      Excluir
  2. Anotar os gastos eu vejo como pilar fundamental para quem quer fazer sobrar alguma coisa no final do mês. Você precisa saber onde tua grana esta indo. Você precisa saber onde estão os furos no balde.

    Sem contar que quando você anota os gastos, sente mais remorso ao comprar algo fora do orçamento.

    Tudo que é medido é gerenciado. Isso vale para finanças, peso ou qualquer outra coisa.

    GERENCIE SEUS GASTOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gastos fixos sim, mas alguns não precisam, tipos os pequenos. Só se a pessoa come pizza todo dia, ai não é mais controle de gasto e sim de saúde kk.

      Excluir
    2. Gosto mais de estudar sobre investimentos do que ficar anotando o cafezinho apos almoco, ou o sorvete no fds. Ja coloco um teto de gasto e me policio pra não ultrapassar o limite estabelecido. Com o tempo isso se torna automático e flui naturalmente.

      Excluir
    3. Tem que ser muito irresponsável pra gastar mais do que ganha, na vida e nas finanças. Exceções são os tratamentos de saúde, nada mais justifica uma coisa dessas.

      Ai entra no caso do cidadão que deseja ter filhos ganhando salário mínimo e ele tendo que sustentar a casa sozinho, etc...Tudo são escolhas e consequências.

      Excluir